domingo, 17 de abril de 2011

Aventureiros do Amanhecer: Para que servem?

           O Clube dos Aventureiros do Amanhecer é uma ONG que reúne crianças e adultos em torno de atividades, jogos, aprendizado e ecologia. Muitas ONGs fazem isso. Então qual é a diferença do Clube dos Aventureiros do Amanhecer?
           Poderia dizer que é sua qualidade lúdica que divide as crianças em reinos e lhes confere foros de nobreza, sagrando-os condes, duques, príncipes, lhes devolvendo um mundo de encantamento que nós perdemos há um bom tempo atrás. Poderia dizer que é a reunião dos pais que se reúnem para conversar, debater, compartilhar palestras e conhecimentos e problemas e esperanças. Poderia dizer, também, que é o incentivo permanente para um aprendizado maior de palavras, de fatos, de lugares, de pessoas. E tudo isso seria verdade, com certeza.
           Poderia dizer que uma qualidade especial dos Aventureiros do Amanhecer é a sua generosidade, construída nos projetos que realizam nos asilos, creches, campanhas. Que as oficinas de canto coral, de artesanato, de oratória são muito interessantes. É verdade. E é verdade também que os encontros aos sábados, no Grêmio dos Funcionários da Prefeitura são muito divertidos, com seus brados de paz, seus rituais de congraçamento e um civismo terno e simples. Tudo isso é fato. Fato verdadeiro.
           Poderia dizer que o sentimento de ecologia dos Aventureiros do Amanhecer vai além do óbvio amor pela natureza, mas se revela também no amor à cidade vivida nas excursões e nos acampamentos minuciosa e zelosamente planejados e vividos na maior farra e alegria. É - isso é o Clube dos Aventureiros do Amanhecer. Certamente...
... mas falta alguma coisa.
           Por que são chamados Aventureiros do Amanhecer? Porque são crianças amanhecendo para a vida, tecendo, em cada encontro, seu caráter, sua vontade, sua personalidade, para, como um sol de meio-dia, crescerem claros e plenos. Por que são crianças que lutam para serem bons alunos, que se esforçam para aprender, que forjam seu orgulho no conhecimento - essas crianças são o que de melhor podemos encontrar!
           Eles são os verdadeiros Aventureiros do Amanhecer - e para que servem? Servem para virar homens de bem. Servem para se tornarem os homens que trazem a paz e, não, os que explodem a guerra. Sabem como entendi isso? Vendo a tragédia da violência que incediou São Paulo ... vendo que o tal Marcola que comandou - com tão triste eficiência - essa tragédia, foi uma criança inteligente mas, infeliz, largada, que até gostava de ler mas que nunca encontrou ninguém que reconhecesse, nele, um amanhecer.
           E é por isso, é para isso enfim, que existe o Clube dos Aventureiros do Amanhecer - para que uma criança talentosa possa aprender a usar seu talento para criar cidades e não para mergulhá-las, do fundo de uma prisão, na mais cruel das noites.

por Elena Maria Andrei.
Professora da UEL, Antropóloga
e fã dos Aventureiros do Amanhecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário